Conversas online | Fake news e a Escola - O desafio de ensinar a verdade

Muito se tem falado sobre o salto tecnológico que esta pandemia provocou, sobretudo no sector da Educação. Com milhares de estudantes em casa a concluir o ano letivo através de aulas e conteúdos online, com mais ou menos competências digitais, isso representa um acesso constante a informações, que nem sempre são as mais exatas ou verdadeiras.  

Muito por conta das redes sociais, a extraordinária amplificação muito desvirtuada das comunicações que nos chegam, já fizeram a Organização Mundial da Saúde apelidar este fenómeno de infodemia. 

A Escola, online ou presencial, terá sempre papel um fulcral neste esforço conjunto para travar esta “pandemia da desinformação”, dotando os alunos com ferramentas que lhes permitam ler e interpretar o mundo que os rodeia. O trabalho que fizermos hoje terá incontornavelmente repercussões no futuro, quando eles intervierem enquanto cidadãos atentos, informados, esclarecidos, conscientes, com sentido crítico e responsabilidade social.

Mas estarão a escolas preparadas para chamar a si esta responsabilidade? Ensinar a busca pela verdade é emergente, mas estarão os professores com capacidade e com as ferramentas necessárias para instruir os seus alunos sobre este tema?

Convidamos Cristiane Parente, professora, jornalista, educomunicadora, a falar-nos sobre este tema. O conhecimento e sensibilidade de quem conhece o melhor, e o menos bom, de ambos os mundos – ensino e comunicação, trará à nova eTalks -Conversa online para as Escolas – dados, orientações e levantará questões que com certeza não vamos querer perder. 

Será quinta-feira, dia 04 de junho, a partir das 14h30 (hora de Portugal Continental).  

Evento gratuito. Inscreva-se previamente para receber o link de acesso a esta conversa: https://bit.ly/eTalks3 

Cristiane Parente

Doutora em Comunicação pela Universidade do Minho
Mestre em Comunicação e Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona
Mestre em Educação pela Universidade de Brasília