Para melhorar a sua experiência este site utiliza cookies. ao navegar, está a consentir a sua utilização. saiba mais aqui. x

Notícias

Dez 11

Conferência "EQAVET. Desafios e oportunidades para as escolas."

Início de 2018 trará um novo desafio para as escolas que ministrem formações de nível IV, o quadro EQAVET. 

A implementação de sistemas de garantia da qualidade alinhados com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (EQAVET) por parte da rede de escolas profissionais é uma aposta estratégica assumida a nível nacional, decorrente dos compromissos assumidos por Portugal no quadro de parceria estabelecia no âmbito do Portugal 2020.

O EQAVET é um instrumento que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP. 

A nível legislativo, o Decreto-Lei n.º92/2014 que estabelece o regime jurídico das escolas profissionais, estipula que as escolas profissionais devem implementar sistemas de garantia da qualidade alinhados com o quadro EQAVET e a implementação destes sistemas é já um critério de avaliação para a definição da rede de oferta formativa.

Embora seja uma realidade que as escolas incontornavelmente têm de adotar já a partir de janeiro de 2018, é verdade que este assunto ainda gera muitas questões e dúvidas sobre os seus procedimentos e obrigatoriedades. 

E é neste sentido que a Codevision preparou, em parceria com a Isoneed, uma conferência sobre os desafios e as oportunidades que o EQAVET representará para as escolas. 

A Isoneed, empresa parceira, possuiu uma equipa de consultores especializados preparados para apoiar as escolas, em qualquer fase de evolução do processo, com um modelo customizado de atuação célere e sustentado, que tem sido aplicado em escolas de Norte a Sul do País com impacto bastante positivo, tanto pelas metodologias de gestão propostas em complemento aos requisitos do quadro EQAVET, como pelas melhorias visíveis e imediatas à gestão da Escola.

A partir das 14h30 no Porto a 16 de janeiro, e em Lisboa a 18 de janeiro, partilharemos todos os dados e evidências que dispomos e debateremos algumas das questões que se colocam sobre esta temática. 

A participação no evento é gratuita, no entanto as inscrições são obrigatórias. 

 

 

Parceiro