Para melhorar a sua experiência este site utiliza cookies. ao navegar, está a consentir a sua utilização. saiba mais aqui. x

Notícias

Jul 24

Codevision assina Qualifica IT

A 23 de julho de 2015, foi apresentado oficialmente o Qualifica IT. 

Desde o primeiro momento, que a Codevision está envolvida nesta iniciativa, tendo contribuído na elaboração do conteúdo de formação que constará no programa, assim como, apresentando-se disponível para receber estagiários ao abrigo do programa. Na cerimónia de lançamento, o CEO da Codevision, Marco Coelho, oficializou este compromisso, assinando o protocolo.

O que é exatamente o Qualifica IT?

O Qualifica IT, é uma iniciativa que resulta da visão estratégica e integrada da InvestBraga para a captação de investimento, juntamente com o IEFP e a Universidade do Minho. O Qualifica IT visa a captação de novos investimentos para a região de Braga, através da reconversão de competências na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O objetivo da iniciativa é criar oportunidades para os desempregados, esperando obter uma requalificação de 200 licenciados até 2016.

O programa, que conta com a colaboração de mais de 20 empresas e cuja primeira etapa de formação arranca em setembro, inicia na próxima semana o processo de seleção de candidatos. O desafio é lançado a desempregados com licenciaturas em ciências, matemáticas, engenharias ou tecnologias que se podem candidatar de imediato. Serão realizadas na quinta-feira dia 29 sessões de apresentação que decorrerão na Universidade do Minho.

Precisamos de talento para atrair investimento” avançou Carlos Oliveira, afirmando que o “Qualifica IT é mais uma ação agregadora dos atores regionais para a captação de mais empresas para Braga”. O Presidente da InvestBraga sublinha ainda que o programa de reconversão de competências resulta da perceção da “procura crescente de recursos existentes para a área das TIC” e da “necessidade de gerar quadros qualificados para responder às solicitações das empresas do sector”.

O programa pretende dotar os formandos com competências adequadas às necessidades das empresas da área de desenvolvimento de software, nomeadamente com formação nas principais tecnologias e linguagens de programação, atualmente utilizadas, assim nos vários tipos de aplicações.

Qual a duração do programa?

O programa terá uma duração de sete meses, e 600 horas de formação dada pela Universidade do Minho, terminando depois num momento de aplicação prática, com a realização de um estágio de três meses, numa das mais de 20 empresas que aderiram ao programa, como é o caso da Codevision. Até final de 2016 a InvestBraga compromete-se a lançar para o mercado de trabalho 200 novos quadros qualificados, com a primeira fase do Qualifica IT a arrancar em setembro, da qual saem os primeiros 100 formandos.

Onde é possível obter esclarecimentos?

Após a apresentação oficial, a InvestBraga, o IEFP e a UMinho iniciam já na próxima semana os trabalhos para a captação do interesse dos desempregados, com a abertura das candidaturas para a formação, assim como com a realização de uma sessão de apresentação e esclarecimentos na Universidade do Minho, na próxima quinta-feira (30 julho) de manhã. Todos os interessados podem já enviar a sua informação curricular o dados de identificação para qualifica-it@iefp.pt